[FUG-BR] sobre as fontes ttf no Release-8

Alan unipoarsbr em yahoo.com.br
Segunda Março 29 17:20:46 BRT 2010

Tem no Handbook.

http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/x-fonts.html

Fiz ontem todo o procedimento (/etc/X11/xorg.conf,
/usr/local/etc/fonts/local.conf)
no FreeBSD 7.3 Release - Gnome 2.28  desta página do Handbook e as fontes
estão muito boas agora para ler páginas de Internet.
Ainda vou comprar um monitor LCD mas por enquanto o meu monitor Samsung 17"
CRT está indo bem.. mas visualização de fontes no LCD são melhores pelo que
testei em outros computadores. Agora as fontes pequenas estão melhores de
ler nos sites bem parecidas como no Windows XP.

Para adicionar as fontes TrueType do Windows por exemplo (todo o
procedimento como root - "#"):

1 - Crie o diretório /usr/local/lib/X11/fonts/TrueType - não quis mexer no
diretório "ttf".
mkdir /usr/local/lib/X11/fonts/TrueType

2 - Copie todas as fontes TTF do Windows para
"/usr/local/lib/X11/fonts/TrueType/" no meu caso o Windows XP estava montado
em /media/disk/. Existem as extensões .ttf e .TTF. É a mesma extensão mas o
FreeBSD diferencia maiúsculas de minúsculas.

cp -v /media/disk/WINDOWS/Fonts/*.ttf /usr/local/lib/X11/fonts/TrueType/
cp -v /media/disk/WINDOWS/Fonts/*.TTF /usr/local/lib/X11/fonts/TrueType/

3 - Entre no diretório TrueType:
cd /usr/local/lib/X11/fonts/TrueType

4 - Crie o arquivo "fonts.dir":
ttmkfdir -o fonts.dir

5 - Acrescente no "/etc/X11/xorg.conf" na seção Module:
Load  "freetype"

6 - Acrescente no "/etc/X11/xorg.conf" o caminho do diretório TrueType:
FontPath "/usr/local/lib/X11/fonts/TrueType/"

7 - Atualize o cache de fontes:
fc-cache -f

Toda vez que uma fonte for adicionada ao diretório TrueType então o comando
"fc-cache -f" terá que ser repetido para atualizar o cache de fontes do
sistema.