[FUG-BR] ggated e ggatec

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Terça Março 30 19:05:11 BRT 2010

Boa noite Márcio.

Eu já precisei criar tais scripts para uso com ZFS, se ajudar, aqui estão
eles:

ggatec
----------
#!/bin/sh

# PROVIDE: ggatec
# REQUIRE: netif
# BEFORE:  zfs

. /etc/rc.subr

name="ggatec"
rcvar="ggatec_enable"
start_cmd="ggatec_start"
stop_cmd="ggatec_stop"

ggatec_start()
{
        echo "GEOM Gate Client - Loading disks..."
        echo -n "  - Storage 1 (750Gb) ... "
        /sbin/ggatec create -t 180 -u 11 -R 262144 -S 262144 172.30.0.2
/dev/ad8
        state=$?
        if [ $state -eq 0 ]
        then
                echo "OK"
        else
                echo "Err"
        fi
        echo -n "  - Storage 1 (1Tb)   ... "
        /sbin/ggatec create -t 180 -u 12 -R 262144 -S 262144 172.30.0.2
/dev/ad6
        state=$?
        if [ $state -eq 0 ]
        then
                echo "OK"
        else
                echo "Err"
        fi
        echo "GEOM Gate Client - Done"
}

ggatec_stop()
{
        echo "GEOM Gate Client - Unloading disks..."
        /sbin/ggatec destroy -u 11
        /sbin/ggatec destroy -u 12
        echo "GEOM Gate Client - Done"
}

load_rc_config $name
run_rc_command "$1"
----------

ggated
----------
#!/bin/sh

# PROVIDE: ggated

[ -z "${ggated_enable}" ]       && ggated_enable="NO"

name=ggated

. /etc/rc.subr

rcvar=`set_rcvar`

start_cmd="/sbin/ggated -R 262144 -S 262144"
stop_cmd="/usr/bin/killall ggated"

load_rc_config $name

run_rc_command $*
------------

No rc.conf:

ggated_enable = "YES"  # Na maquina que for exportar
ggatec_enable = "YES"  # Na maquina que for importar

/etc/gg.exports:
> cat gg.exports
172.30.0.1/32 RW /dev/ad6
172.30.0.1/32 RW /dev/ad8

Note que o ggated, não precisa de configuração, pois ele puxa tudo do
/etc/gg.exports
Mas o ggatec, seria necessário existir uma configuração ao estilo do
ifconfig, para cada disco que ele fosse importar, porém nunca tive tempo
para criar tal script... então se você tiver tempo para criar, e puder
compartilha-lo depois, a comunidade com certeza agradeceria.

E qualquer coisa, fico a disposição para ajudar.

Abraço

2010/3/30 Márcio Luciano Donada <mdonada em gmail.com>

> Obrigado Patrick, vou bolar um.
>
> Abraço,

Rafael Henrique da Silva Faria
Grupo de Sistemas e Redes

Serviço Técnico de Informática
Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara - UNESP