[FUG-BR] RES: Problemas com cache usando Lusca e freebsd 8.0 64bts

Nilson nilson em forge.com.br
Quinta Maio 6 01:12:38 BRT 2010

Em 5 de maio de 2010 14:41, Joao Pedro Paula Pannain Souza
<jp.pannain at gmail.com> escreveu:

> Oi Pessoal,
>
> Bom dia.
>
> Ela tem 8Gb de Ram, mas estamos subindo ela para 12Gb. É um Servidor DELL
> Xeon Dual 3000 GHz, com 2 hd sata de 1 tera e 1 hd scsi com o BSD, nos satas
>  estamos usando ZFS, porem ainda dividindo 1T para cache e 1T pra video.

A máquina me parece bastante superior para essa tarefa, que mal lhe
pergunte, qual é o seu link atual e qual o máximo de clientes
trafegando ao mesmo tempo que você tem visto?

Quanto ao ZFS, eu o considero uma má escolha para essa finalidade,
pois com essa quantidade de discos (apenas 2) ele será bem mais lento
que um GEOM.
Você ganha velocidade com ZFS tendo muitos HDs, muita RAM pra caches,
dispositivos intermediarios de cache, por ai vai, e ganhas
tranquilidade com a segurança dos teus dados usando um raidz2 pois é
muito seguro e a manipulação dos pools de discos é um mumu.
No seu caso de usar um simples stripping (concatenar os 2 discos), vc
nao lucra nem com performance no ZFS (pois ele tem todo uma
"parafernalha" de features pra checkar e se preocupar), nem ganhas em
segurança dos dados pois isso não é importante (por tratar-se de
caches de paginas), por isso posso te afirmar que trocando pra GEOM ou
simplesmente deixando os HDs isoladamente (cada um com a sua particao
de 1GB) será mais rapido que com o ZFS.

> Eu acho que descobri o problema, aumentei os FDs no sysctl para um valor
> "absurdo" e testei com o polygraph e parece que deu um bom resultado.

Com a tua quantidade de RAM pode abusar de FDs a vontade... heheheh

Ajustasse também o kern.maxfilesperproc? Ele é quem vai limitar o
máximo do squid.

> Uma coisa que percebi tb, que quando deixo ativo o cachevideo e quando fiz o
> teste sem ele com o polygraph consegui trafego de 100Mbps e quando
> habilitava ele punha o lusca a 100% na cpu e passava 40Mbps, depois da
> alteração do FD, testando com um indice REQ de 500/seg
>
> Estou aguardando chegar a hora fatídica para ver se resolveu realmente, pois
> o problema só dá quando o volume de usuários aumenta, no fim do dia e dura
> esse sofrimento durante uma hora +/- e depois volta ao normal.

Apesar de eu ter falando um monte sobre ZFS, com os dados que vc
forneceu, eu acredito que o problema não se encontra em disco, pois
até minha pendrive paraguation consegue bater esses apenas 40Mbps
(5MB/s). É muito pouco. Meu chute é interrupções em placa de rede.
Pra resolver esse seu problema de performance você tem que mitigar o
comportamento do sistema e identificar o gargalo. Genericamente
falando podem ser 3 coisas: disco, cpu ou interrupcoes.

Sugiro que você comece "brincando" com 2 utilitarios básicos do sistema:

top -S -C
systat -vmstat

Tente descobrir qual deles está "comendo" mais recursos.

[]s
Nilson