[FUG-BR] Pfsense: Erro de acesso externo FTP

Giovanni Tirloni gtirloni em sysdroid.com
Quinta Maio 6 07:18:22 BRT 2010

2010/5/6 Gustavo Freitas <gst.freitas em gmail.com>

> Pessoal,
>
> Tenho um firewall é que pfsense 1.2.3-relaese, fiz o NAT e liberei
> acesso a porta 21 (tcp) que direciona para uma maquina windows server 2003
> que tem o ftp instaldo
> .
> Acontece que localmente o ftp eu consigo acessar login/senha e  visualizar
> pasta e arquivos,
> porem externo (via internet) não.
> Chega solicitar "login/senha" e depois para e diz a internet nao pode
> exibir a pagina. No filezila apresente este erro
>
> Resposta:       425 Can't open data connection.
> [...]
O cliente externo está atrás de NAT ? Se sim, precisa verificar se o gateway
dele consegue redirecionar corretamente as conexões da porta 20/21.

Outra opção é utilizar FTP passivo, porém precisa liberar as portas
aleatórias no servidor.

Sugiro a leitura desse documentos:

http://www.openbsd.org/faq/pf/ftp.html
http://www.proftpd.org/docs/howto/NAT.html