[FUG-BR] Arquivo removido FreeBSD

Nilson nilson em forge.com.br
Quarta Maio 12 10:55:39 BRT 2010

Em 12 de maio de 2010 10:17, Joao Vitor <jvds at bol.com.br> escreveu:
> Era um arquivo de Banco de dados que estava la /dba/BANCO.FDB tem como
> recuperar isso.

Já desligasse a máquina né? Partição montada em read-only, certo?
Errado? Não quero acabar com a tua esperança, mas quanto mais
alteração tiver no filesystem, menor será tua chance de recuperá-lo
independentemente do método de recuperacao utilizado.

Particularmente quando faço um trabalho de recuperação, minha
primeira ação é colocar a maquina em single mode com a partição
montada em read-only, e tirar uma copia fiel da particao com dd.

Depois posso "brincar" a vontade com essa imagem, sem medo de
destruir o que restou dos dados, pois posso fazer uma nova
copia de dd a qualquer momento. Outra grande vantagem dessa
idéia ao meu ver, se dá quando o HD é defeituoso, e a leitura
dele é dificil, dando estalos por problemas mecânicos e demorando
eras pra ler um punhado de megas. Assim eu demoro para lê-la
na íntegra apenas uma vez, tento todos os testes subsequentes
rodados a velocidade total do dispositivo onde se encontra a
imagem.

--
Nilson