[FUG-BR] bitlbee: Unable to create UNIX socket

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Terça Maio 18 12:06:00 BRT 2010

Senhores, Estou com o seguinte problema ao iniciar o bitlbee em modo
daemon, pelo {PREFIX}/etc/rc.d/bitlbee start:

# tail /var/log/messages
May 18 11:47:56 ba bitlbee[28768]: Unable to create UNIX socket:
Protocol not supported
May 18 11:47:56 ba bitlbee[28768]: Warning: Couldn't write PID to
`/var/run/bitlbee.pid'

A segunda linha é fácil de resolver, bastaria:
# touch /var/run/bitlbee.pid && chown bitlbee:bitlbee /var/run/bitlbee.pid

O problema é a primeira linha, este log é da versão 1.2.6a, mas testei
com a 1.2.5 e 1.2.4 (obtive os port antigos por
http://www.oldports.org/data/irc/bitlbee/)
Também baixei o 1.2.7 direto do site do bitlbee, consegui compilar
instalar sem problemas mas a mesma mensagem ocorre.

Achei o problema uma única vez no google, também com o FreeBSD:
http://irclogger.arpnetworks.com/irclogger_log/arpnetworks?date=2010-04-28,Wed&raw=on
mas nada conclusivo.

Testei em duas maquinas distintas que tenho, fora e dentro de jails:
8.0-RELEASE-p2 r206060: Fri Apr  2 11:40:01 BRT 2010
8.0-RELEASE-p1 r200064: Thu Dec  3 14:52:34 BRST 2009

o mais estranho é que:
- O bitlbee estava funcionando normalmente até hoje de madrugada
(versão 1.2.5), quando ele não conseguiu mais conectar no MSN.
- então resolvi atualizar para a versão 1.2.6a.
- após ver o problema sobre 'Procotol not supported' achei que era a jail.
- rodei em outra maquina fora da jail e nada.
- rodei na mesma maquina, fora da jail e nada.
- tentei nas duas maquinas (fora e dentro das jails) as versões 1.2.5
(a que funcionava normalmente), 1.2.7 e a 1.2.4... e nada!

Apesar desta mensagem eu consigo conectar no bitlbee, mas o mesmo não
acha minha conta. Se eu tento criar uma conta nova (account add) ele
cria e lista (account list), mas não salva (comando 'save', diz que eu
preciso criar uma conta antes, coisa que fiz com o 'account add').

Não acredito ser problemas de configuração, pois salvei minhas
configurações e tentei rodar novamente com a 1.2.5 (que funcionava até
ontem e então deveria continuar funcionando - ao menos iniciando o
servidor do bitlbee sem as mensagens no /var/log/messages).

Obviamente tentei rodar como 'root' (tanto no script do rc.d quanto no
bitlbee.conf) então a mensagem do 'bitlbee.pid' não aparece mais, o
bitlbee 'reclama' por estar usando o root para rodá-lo, mas mesmo
assim aparece a mensagem:
May 18 11:47:56 ba bitlbee[28768]: Unable to create UNIX socket:
Protocol not supported

# ls -lah /var/run
drwxr-xr-x   6 root  wheel     512B May 18 11:33 .

Mesmo que fosse falta de permissão em '/var/run' rodar como root resolveria.

O mais estranho é que uma dessas máquinas eu uso para desenvolver algo
relacionado a UNIX socket e portanto o UNIX socket funciona SIM.

Alguém passou por isso? Ou tem alguma sugestão?

--
Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."