[FUG-BR] newfs para disco de 1TB

Domingo Novembro 7 13:17:48 BRST 2010

2010/11/4 Renato Frederick <renato at frederick.eti.br>:
> Chute aqui, desculpa se for bobagem:
>

> Não teria nada a ver com a BIOS não? HD muito grande em PC relativamente
> velho?
>
> lembro que em 1900 e bolinha tinha BIOS que não achava HD grande e dava
> mensagens exóticas assim :)

Não é BIOS. A BIOS do meu K6 II 300 não sabe que tem um HD de 250 GB. Se
eu coloco um HD de mais de 30 GB e mando ela achar ela tem um troço e
morre, trava. Mas o FreeBSD funciona direitinho, dando boot do HD de 30 GB
e montando o resto.

Eu sugiro instalar o /usr/ports/sysutils/smartmontools/ e testar o HD com ele.
Este programa lê as informações de auto teste do  HD e as exibe.

Eu uso HDs internos e USB de 1.5 TB no meu FreeBSD 7.3-STABLE sem
problemas. E já coloquei um HD 1.5 TB em um FreeBSD 6.4 via USB sem
problemas.

Pelo que vi na mensagem, parece ser defeito físico.

Tem um teste não destrutivo que pode fazer no disco, as demora um
pouco:

dd if=/dev/ad<o numero do disco> of=/dev/null bs=1048576

Isto lerá o disco inteiro, o que deve testar se tem problemas. E tem o
DESTRUTIVO, que causa PERDA de conteúdo:

dd if=/dev/zero of=/dev/ad<o numero do disco> bs=1048576

O segundo tem que ser feito com o disco desmontado, mas acho que
o primeiro não precisa fazer o umount.

João Rocha.

>>> 316601 at sip.freebsdbrasil.com.br