[FUG-BR] RES: RES: Alteração automatica de Rota Padrão

Mario Augusto Mania m3.bsd.mania em gmail.com
Terça Novembro 23 08:49:46 BRST 2010

Ricardo.... o ifstated eh show.. mas acho q um daemonzinho fazendo os
devidos "pings" e tomando a decisao seria melhor hein cara?

m3:

monitora_gatway.py
-------------8<-------------

#!/usr/bin/env python

import re, os, time

gw1 = '200.200.200.1'
gw2 = '250.250.250.1'

gw = gw1
gw_novo = gw

while True:

    ping1 = os.popen('ping -c 4 %s' % gw1).read()
    ping2 = os.popen('ping -c 4 %s' % gw2).read()

    expressao = '(?P<r>.)\ received\,'
    expressao = re.compile(expressao)

    rec_gw1 = expressao.search(ping1).group('r')
    rec_gw2 = expressao.search(ping2).group('r')

    if rec_gw1 != '0':
        gw_novo = gw2
    else:
        gw_novo = gw1

    if gw != gw_novo:
        os.popen('route delete default')
        os.popen('route add default %s' % gw_novo)
        gw_novo = gw

    time.sleep(30)
Coloca pra carregar /etc/rc.local com &

Atenciosmente