[FUG-BR] Tentando virtualizar dentro do FreeBSD

Eduardo edulsa em ufpr.br
Segunda Outubro 4 11:01:09 BRT 2010

Caríssimos

O caso é o seguinte: estou instalando  uma máquina virtual
(WindowsXP=guest) no FreeBSD 8.1-RELEASE (=host) usando o VirtualBox. Eu
consegui fazer a instalação, porém estou apanhando para criar o
sharedfolder (uma das forma sugeridas na lista para a troca de arquivos)
e para fazer esta VM se comunicar com placa de rede e os dispositivos
USB (pelo que eu li, este último vai ser difícil ou impossível porque
parece, pelo que eu li, um problema do VirtualBox com os dispositivos
USB). De qualquer forma, mesmo que algo não funcione (como o caso do
USB) isto deve ser dito claramente  para que o usuário não perca tempo.

Vamos então ao primeiro itém: eu consigo criar o sharedfolder (via
VBoxManage sharedfolder add "Windows XP Professional" -name
"VirtualFiles" -hostpath "C:\test") , o sharedfolder aparece, mas eu não
consigo acessa-lo dentro da VM (use net h: \\vboxsrv\foldername). Eu não
sei se o problema está porque a interface de rede não está configurada
(andei vendo que havia problemas com esta funcionalidade) e por
consequência, o sharedfolder não funcionaria. Ou seja, parece que o
problema está em configurar primeiramente a rede ou eu deveria criar uma
partição fat/fat32 no disco que seja comum ao host e a VM?

Agradeço antecipamente os comentários e sugestões
Um abraço

Edu

--
Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor at Chemistry Department