[FUG-BR] Instalação do Freebsd 8.1 - HP COMPAQ 6005 - Trava no BTX

Eduardo edulsa em ufpr.br
Quinta Outubro 7 07:39:46 BRT 2010

Oi José

Como eu já disse anteriormente, parece que o problema está em como o
FreeBS/BIOS nomeia HDs SATA como IDEs (adxxx). Como o boot é feito por
um CD (IDE ou SATA) a confusão pode ocorrer. Eu resolvi este problema
escapando de usar mídias que envolvam portas IDE/SATA, ou seja, fiz a
instalação por floppy e funcionou. Apesar desta ser uma tentativa
desesperada e envolver algum custo (se bem que o tempo que você gastou
nisto até agora já deve ter sido onero$$$), e se houver necessidade
extrema de que o sistema seja FreeBSD (eu não abir mão dele, apesar dos
problemas que tive para instala-lo), penso que o uso do floppy pode
resolver o seu problema perfeitamente.

Outra coisa que deve ser pensada é se não há problemas no hardware
(apesar da marca, HPs são fabricados, pelo menos em algum momento, por
humanos, que estão sempre sujeitos ao erro). Se for hardware, não há
sistema operacional que resolva os travamentos.

Um abraço

Edu