[FUG-BR] pppoe-discovery + broadcast packets

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Sexta Outubro 8 12:33:21 BRT 2010

Olá pessoal,

Estou substituindo um CentOS 5.5 por um servidor FreeBSD 8.1-STABLE e
praticamente já coloquei todos os recursos que havia no linux como cacti,
phpmyadmin, openvpn dentre outros com as suas devidas restrições  :)   mas
estou precisando de 2 ferramentas que uso no dia a dia:

1) pppoe-discovery  uso essa ferramenta para checar se não existem outros
servidores PPPoE na minha rede além do meu servidor. Esse cara no linux faz
parte do pacote rp-pppoe. Tem no FreeBSD também mas ele só funciona com o
pacote pppd instalado e esse não consigo instalar no FreeBSD porque precisa
do PPPDISC.    Alguém conhece alguma ferramenta para o FreeBSD que eu possa
usar para fazer esse discovery? Ou algum jeito de usar o pppd e o rp-pppoe?

2) outra ferramenta que necessito muito aqui é para ver em tempo real número
de pacotes/segundo de broadcast que estão batendo na interface de rede pois
me ajuda à identificar loops aqui na minha rede. Eu usava muito a ferramenta
iptraf no linux que tinha essa medição dentre outras mas não achei um port
dele para o FreeBSD.

Alguém tem uma dica por aí? :)

[]´s a todos