[FUG-BR] Performance estranha e quedas na conexão

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Terça Outubro 12 01:18:00 BRT 2010

Olá pessoal,

Estou fazendo uma migração aqui de um servidor Firewall Linux CentOS 5.5
para um FreeBSD 8.1-STABLE. Passei o dia fazendo todas as regras
equivalentes entre o Netfilter/IPTables para o ipfw/natd. Todos os acessos
funcionaram, tanto filtros quanto NAT, mas aconteceram 2 coisas estranhas e
vim aqui recorrer à experiência de vocês, que tem mais tempo e bagagem com
FreeBSD.  :)

A configuração básica é essa:

Internet <-----> Firewall FreeBSD <-----> rede do cliente (Aplicação em
Delphi)

                              Servidor PostgreSQL

1) Primeira coisa  que aconteceu, o acesso da aplicação Delphi dele para a
base PostgreSQL ficou muito mas muito mais lento e no Firewall não estou
fazendo qualquer controle de tráfego. Achei estranho e voltei para o CentOS
e a aplicação voltou ao normal e sua velocidade.

2) Outra coisa estranha que ocorre: o cliente está com aplicação conectada
na base e depois de um tempo sem fazer nada no sistema, quando ele vai fazer
algo, dá um erro de SQL dizendo que o servidor perdeu a conexão como se a
conexão tivesse sido fechada por time-out. Isso também ocorre com o putty,
tipo fiz um acesso ssh pelo putty no servidor postgresql. Se eu ficar um
tempo com o putty parado, sem digitar nada, a conexão cai também. Fiz o
mesmo teste voltando para o CentOS e os erros não ocorreram e nem a conexão
ssh caiu no putty.

Alguém saberia dar uma luz sobre essa situação, tipo se a velocidade estaria
relacionada à algum tunning e se essas quedas na conexão tcp por time-out
tem algum ajuste também?

[]´s a todos e agradeço desde já qualquer luz  :)