[FUG-BR] Interface de Gerenciamento IPFW

Alfredo Tomio Jr rootshell2 em gmail.com
Sexta Outubro 15 02:40:13 BRT 2010

Ola pessoal,

Para usar o pfsense com o ipfw uso assim:

criei o /usr/local/etc/rc.d/firewall.sh:

#!/bin/sh

/sbin/pfctl -d

/sbin/kldload ipfw
/sbin/kldload dummynet

/sbin/ipfw -f flush
/sbin/ipfw -f pipe flush
/sbin/ipfw -f queue flush

/sbin/ipfw add 10 allow ip from any to any via lo0
/sbin/ipfw add 20 allow ip from any to 127.0.0.0/8
/sbin/ipfw add 30 allow ip from 127.0.0.0/8 to any

#aqui voce coloca as regras
#ex:
#filtro de velocidade
/sbin/ipfw pipe 10 config mask src-ip 0x000000ff bw 512Kbits/s
/sbin/ipfw pipe 20 config mask dst-ip 0x000000ff bw 512Kbits/s

/sbin/ipfw add 10000 pipe 10 ip from any to any in via vr0
/sbin/ipfw add 11000 pipe 20 ip from any to any out via vr0

/sbin/pfctl -e

**Note que o pf é desabilitado para o ipfw subir
***detalhe importante tambem são as regras para o localhost, sem elas
o ftp help não funciona porque ele escuta nessa porta:

proxy    pftpx      657   3  tcp4   127.0.0.1:8021        *:*

ipfw funciona muito bem no pfsense porem nao totalmente automatizado,
mas vc pode editar o arquivo firewall.sh via painel e executa-lo :)  e
pelo fato do dummynet fazer o controle preciso da velocidade e ainda
por IP acredito que vale a pena :)

Att.,

Alfredo Tomio Junior

Atenciosamente,