[FUG-BR] Mapeamento reverso DNS

Otavio Augusto otavioti em gmail.com
Terça Outubro 19 09:20:27 BRST 2010

Bem simples:
Qaundo alguem publica um dominio exemplo.com.br e o endereco do host
wwww.exemplo.com.br ele associa este nome a um enderećo ip
ex 192.168.0.1.
Quando voce digita no browser ou usa outro aplicativo/ servico voce
digita o endereco www.exemplo.com.br e o SO informa para o aplicativo
qual é o enderećo ip, aí sim o aplicativo consegue saber onde deve ir
para acessar o servićo.

o DNS reverso é justamente o contrario, voce pesquisa o ip e ele
responde qual o nome dns associado.

Um teste pratico.

digite no seu shell

otavio em darkstar:~$ host registro.br
resposta:
registro.br has address 200.160.2.3
registro.br has IPv6 address 2001:12ff:0:2::3
registro.br mail is handled by 5 fe.registro.br.
registro.br mail is handled by 1 clone.registro.br.

e depois digite:
otavio em darkstar:~$ host 200.160.2.3
resposta.
3.2.160.200.in-addr.arpa domain name pointer registro.br

tente com www.google.com.br
com www.uol.com.br
e vc verá como acontece.

Otavio Augusto