[FUG-BR] Duvidas com FIB

Diogo Dalfovo b1n4r1w0rm em gmail.com
Quinta Outubro 21 11:04:02 BRST 2010

Bom dia pessoal!!!

Desculpem se as duvidas forem basicas mas não achei o que eu precisava...
Tenho 2 links BRT/OI e Embratel ate aqui tudo bem. Vou fazer o
balanceamento com PF as regras ainda nao testei mas acredito que
estejam ok.

Pelo que eu entendi nao vou precisar mais do defaultrouter do rc.conf
certo? so preciso adicionar as duas rotas pelo setfib dentro do
rc.local?

#setfib 0 route add default 200.x.x.x
#setfib 1 route add default 201.x.x.x

ate aqui tudo certo? a partir daqui que começam as duvidas com PF e FIB:
Neste mesmo servidor tenho proxy (duas instancias uma autenticada e
outra transparente) vou precisar apontar por qual rota o squid vai
sair?
setfib 1 squid -D por exemplo ou so usando o tcp_outgoing_address ja
vai funcionar? poise nao vou ter mais uma rota "padrao" ou ele vai
usar a 0 como
se fosse a "principal"?

tb tenho um binat isso nao vai se alterar certo? e pra definir que a
porta 443 saia somente por um link isso esta correto?:
pass in quick on $int_if route-to { ($ext_if2 $ip_gw_emb) }
round-robin proto tcp from $lan_net to any port 443 flags S/SA
modulate state ou no lugar do round-robin altero para o
sticky-address?

E a ultima duvida é a seguinte:
quando faço as regras no PF ele pede o GW da rede blz coloco o ip do
meu roteador. caso o roteador1 por exemplo caia a conexao , ele ta
funcionando, pingo ele tudo porem dele
pra frente nao trafega nada como o PF vai tratar isso? vou precisar
montar um script para que mude de rota? ele vai entender e vai começar
a mandar pra outra rota? ou vou
precisar montar um script pra isso?

Acho q é isso hehe

Diogo Dalfovo