[FUG-BR] Dúvida com Samba e restrições a pastas

Antônio Pessoa antoniopessoa em bsd.com.br
Sexta Setembro 3 12:24:20 BRT 2010

2010/9/3 Mario Augusto Mania <m3.bsd.mania em gmail.com>

> Galera
>
> Veja bem, acho isso tudo um pouco incoerente.
> Imagine o cenario:
>
> usuario joao cria arquivo joao.xls
> o usuario maria pode ler, editar, mas nao apagar o arquivo.
> Bem, ela nao pode apagar, mas, uma vez que ela pode editar, quem
> garante que ele nao vai abrir a planilha e apagar o conteudo?
> Assim ela nao consegue apagar o arquivo, entretanto, consegue apagar o
> conteudo do arquivo.
> Ja que o interessante de todo arquivo eh seu conteudo, nao ajudou em nada.
>
> Agora, eu sugiro o seguinte:
> [...]

Fazer backup/snapshot dos arquivos no servidor são uma coisa
completamente diferente das permissões desses mesmos arquivos. O
backup pode e deve ser feito, não é opcional mas, ele está com uma
necessidade específica que o backup/snapshot não atende a contento. A
utilização do "stick bit" é muito interessante, pois evita exclusões
acidentais mas, continua permitindo a edição/visualização dos aquivos
por outros usuários. Se existir uma necessidade de negação de edição
ele pode usá-la de outra forma. Não vejo incoerência, são necessidades
específicas que mudam de empresa para empresa e de compartilhamento
para compartilhamento.

--
Antônio Rogério Lins de A. Pessoa
Técnico em Tecnologia da Informação