[FUG-BR] Proftpd + PF

vic vic em wa.pro.br
Segunda Setembro 6 10:25:46 BRT 2010

On Mon, 06 Sep 2010 09:56:55 -0300, "Rodrigo G. Crescencio"
<rodrigo em rcsolucoesinteligentes.com.br> wrote:
> Bom dia Galera....
>
> Esse final de semana fui configurar um pequeno Servidor FTP, só para a
> minha turma da Faculdade, poder pegar os arquivos nosso trabalho, que
> esta inviável mandar por e-mail, como tenho um firewall em PF em casa,
> me deparei com alguns probleminhas....
>
> Bom fiz instalação do Proftpd, executei ele com o conf que tem no site
> da FUG, até aki blz, ele funciona perfeitamente, o problema vem ago
> justamente com o PF...
>
> No PF há um RDR da porta que eu coloquei para o FTP, direto para o outro
> [...]

Defina o range de portas passivas no proftpd.conf:

# define o range de portas passivas
PassivePorts                    45000 60000

E no seu firewall redirecione essas portas para o servidor ftp. Você
ainda
pode ter problemas com alguns clientes ftp, principalmente se usar um
range
pequeno, não achei nada racional, mas quando usava um range de 2 mil
portas
tinha mais problemas com alguns clientes ftp do que 15 mil.

Se seu ftp for acessado apenas externamente, você pode adicionar:

#http://www.proftpd.org/docs/howto/NAT.html
MasqueradeAddress       SEU_IP_DE_INTERNET

Com isso mesmo os clientes problemáticos que citei acima, funcionam
normalmente.

E redirecione tb a porta 20, que é a padrão para ftp-data

--
vic
http://choppnerd.com