[FUG-BR] OFF: Grandes empresas que utilizam o FreeBSD

Fabio Kaminski fabiokaminski em gmail.com
Quinta Setembro 9 17:36:08 BRT 2010

Olá Flavio,

É bom saber o fim que se dará ao servidor, em algumas coisas freebsd é
melhor em outras o linux...

pelo menos particularmente gosto de fazer um mix dos dois, usando para
propósitos diferentes dependendo de suas forças..

freebsd (em relação ao linux) geralmente é  estavel, confiável, seguro,
aproveita melhor a rede.. a lista da netcraft é um bom comparativo entre os
servidores mais confiaveis.. como se nota.. o freebsd ta sempre no topo..
eles são mais conservadores e tem um criterio mais seguro , antes de
distribuir o kernel novo.. e nisso o linux peca um pouco..

o freebsd é um ás em qualquer servidor de rede, seja um firewall, proxy,
servidor http, email e por ai vai..

o linux tem melhor suporte de hardware, e acredito que esta mais avançado no
tratamento de multi-cores e smp's, comparável ao solaris .. apesar do
freebsd com o ule-scheduler(a partir do 7) aproveitar bastante o paralelismo
da maquina..

o sistema de arquivos de freebsd tradicional o UFS é bastante antiquado e
desatualizado, mas a iniciativa implementando o ZFS já tem dado bons
resultados.. mas acredito que ainda não esta a altura nem do zfs do solaris,
ou mesmo do ext4 do linux.. entao em atividades que requerem acesso ao
disco,  como bancos de dados, prefiro confiar ao linux.. mas é bom sempre
estar atento.. a vezes a mesa vira.. tem que olhar lado-a-lado : ext4, btrfs
vs zfs-bsd , zfs-solaris

enfim existem mais detalhes... e pra cada fim que tenha um servidor, e o
software que ele utilizará, um sistema operacional "nada melhor" ali..

acredito que em tecnologia não temos que defender os produtos como times de
futebol, ou utilizar uma chave de fenda pra pregar , parafusar a fazer
comida... por isso acho interessante usarmos a ferramenta certa para cada
tipo de problema..

sugiro olhar o tipo de servidor que será , e utilizar o melhor OS pro
software escolhido..

assim o resultado pode ser melhor.. mas lembrando que.. é muito importante
voces entenderem do OS que tem em mãos.. know-how tambem pesa..
pq no meio de um incendio.. não ter o conhecimento pra apagar o fogo.. pode
ser um grande problema..

então conte com esse quesito tambem..  por exemplo.. o solaris é o melhor no
quesito java, mas sem manutenção adequado , voce pode ter algumas dores de
cabeça..

então é isso, acho que tem que pesar bem e se basear no fim daquele
servidor, não existe (pelo menos ainda) um OS canivete suiço, infleizmente
para nós.

um abraço,

Fabio