[FUG-BR] Versão dos softwares

Fabio Kaminski fabiokaminski em gmail.com
Quinta Setembro 9 19:28:48 BRT 2010

Flavio,

   no bsd existem dois tipos de gerenciadores de pacotes, pkg_add que ja
pega os binarios prontos da internet e instala .. como o apt-get
http://www.freebsd.org/doc/handbook/packages-using.html

<http://www.freebsd.org/doc/handbook/packages-using.html>ou voce tem o
projeto ports, que é um package manager mas que trabalha com os fontes,
resolve as dependencias automaticamente e compila na sua própria maquina..
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/ports.html

eu gosto de usar mais o ports, pq o binario fica otimizado pra sua máquina..
(só não tenta baixar o gnome pelo ports.. levei um dia e meio.. e depois
aprendi a lição ..hehehe)

no diretório /usr/ports.. existem todos os softwares que voce possa
imaginar.. é só entrar no diretório do que voce deseja e aplicar um "make
install & clean" e pronto.. ele baixa o fonte, e as dependencias tambem em
fonte.. compila e instala..

o ports é a disneylandia do software open-source :)