[FUG-BR] Pfsense em um Condominio

Terça Setembro 14 21:42:05 BRT 2010

depende..

se voce configurar o pfsense na vlan30 e ligar um dispositivo sem
suporte a vlan tagged, nao vai funcionar.
se voce ligar um freebsd/linux e colocar a vlan30, ele vai enxergar o
pfsense. O mesmo vale pra Windows desde que o driver da placa de rede
suporte.

Mas neste cenário, não justifica, não há isolamento, qualquer um que
ligar um PC em qualquer porta do switch vai ver o frame vlan e pode
facilmente quebrar a segurança ativnado a tag vlan. Ou seja, não serve
prá nada, só mesmo se for pra estudar conceito.

Em um switch gerenciável você ativa a porta do pfsense com suporte a
vlan tagged, coloca as portas dos clientes nesta vlan como untagged e
pronto, não precisa mexer em nada no setup do cliente.

Os clientes só enxergarão as portas participantes da mesma vlan e a
porta com a tag. se colocar isolamento entre as portas, aumenta mais
ainda a segurança, fazendo com que o cliente só enxergue o pfsense :)

Fiz algo assim depois dos ultimos ataques de vírus e ficou perfeito