[FUG-BR] Sistema embarcado

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Setembro 22 07:56:37 BRT 2010

On Sep 21, 2010, at 7:26 PM, Marcus Lahr wrote:

>  Senhores, boa noite!
>
> Estou querendo rodar o FreeBSD como um sistema embarcado, semelhante ao
> mikrotik.
> Alguém utiliza uma solução parecida? Teriam algum hardware para indicar?
>
> Obrigado,
>
> --
> Marcus Lahr
> Supervisor
> Setor de Informática - IEL

Marcus,

O FreeBSD avançou muito (neste ultimo ano) com relação ao suporte de embarcados.

As routerboards (mikrotik) funcionam (e bem) com FreeBSD já a bastante tempo, só não consegui uma boa solução para o storage (o FreeBSD ainda não tem um File System para flash/nand). Então ainda não considero que o FreeBSD suporte completamente essas placas (mas isso vai mudar em breve...).

Se você quer uma solução melhor suportada (e mais barata também), pode apostar nas placas da ubiquiti (routerstation e routerstation pro), elas utilizam a mesma CPU das routerboards e já vem com uma memória flash suportada, embora pequena... só 16MB.

Como a RS ou RSPRO tem uma porta/saída USB, eu tenho deixado apenas o kernel na flash (que tem  aproximadamente 12MB disponíveis - tirando o redboot) e uso um memstick com o root ("/") (outras pessoas preferem/usam HDs).

Sei que existem projetos (de empresas fora do Brasil) fabricando pequenos APs Wifi baseados na RSPRO rodando completamente a partir da flash (FreeBSD reduzido para menos de 12MB), mas isso certamente inclui uma dose extra de dor de cabeça...

Bom, chega de papo e vamos aos links:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155042938-router-station-ubiquit-melhor-que-rb-433-ah-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-156179521-ubiquiti-router-station-_JM

http://loos.no-ip.org:280/routerboard/

Leia com atenção a descrição de cada placa e selecione a que melhor atende sua necessidade (se você quiser entrar em contato em pvt ou no IRC - freenode/##freebsd-br, tenho o contato de um rapaz aqui no Brasil que tem ou pelo menos tinha algumas RSPRO para venda - 4 interfaces gigabit - por cerca de R$ 210,00).

Há espaço aqui para quem quiser contribuir na geração de imagens para essas placas, o projeto esta buscando formas de facilitar o acesso dos usuários a essas 'novas' opções.

Att.,
Luiz