[FUG-BR] Instalação do Freebsd 8.1 - HP COMPAQ 6005 - Trava no BTX

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Sábado Setembro 25 11:26:20 BRT 2010

Oi José

2010/9/24 Jose Amaral <jamaral2008 em gmail.com>

> Pessol, estou tentando há alguns dias instalar o FreeBSD 8.1(tanto amd64 e
> i386) em uma máquina HP modelo 6005.
> O boot trava no BTX. A mensagem é exatamente a seguinte:
>
> Attempting Boot From CD-ROM
> CD Loader 1.2
>
> Building the boot loadar arguments
> Looking up /BOOT/LOADER... found
> Relocating the loader and the BTX
> Starting the BTX loader
> _
> BTX loader 1.00  BTX version is 1.02
>

> Aí fica travado neste ponto. Então fui testando as versões anteriores, até
> [...]

Eu tive um problema parecido com este: tentava bootar a partir de um CD
(suponho que é o que você está fazendo, apesar de não ter dito qual é a
fonte de instalação) que estava ligado na porta IDE: ele iniciava a
instalação e depois morria ou rebootava. Atribuí o problema a uma confusão
que o FreeBSD faz com os discos SATA tratando-os como IDE. Eu resolvi o meu
problema no melhor estilo vicking (="força bruta"): utilizei floppies 3 1/2"
com o boot do sistema (igual se fazia antigamente, quando os leitores e
gravadores de CD custavam uma pequena fortuna) e com o sysinstall rodando,
fiz o restante da instação baixando os binários via internet (para isto, a
sua placa de rede deverá ser reconhecida, o que eu suponho que não seja
muito complicado).

Um abraço

Edu

ps.: como leitores de floppy não vêm normalmente com as máquinas mais
modernas, você pode tentar fazer o boot através de um pendrive (já foi
amplamente discutido aqui na lista) ou conectar um floppy via USB (que eu
penso, não ser difíceis de se encontrar)

--
Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 2