[FUG-BR] Reboot travando

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Segunda Setembro 27 16:11:50 BRT 2010

Oi Marcelo

2010/9/27 Marcelo Gondim <gondim em linuxinfo.com.br>

> Pois é, eu estou fazendo o seguinte aqui, como eu havia acabado de instalar
> ele e ainda está em 8.1-RELEASE estou fazendo o buildworld para passar ele
> para STABLE e ver se resolve. Se resolver aviso aqui na lista para ficar de
> histórico.  :)

Não querendo te desanimar, mas pensando em não criar uma nova variável no
problema, eu acho que esta não é a melhor estratégia: a maioria das pessoas
roda o 8.1-RELEASE e não têm o tipo de problema que você está relatando no
reboot.

Se servir um palpite tosco: o meu micro, rodando 8.1/amd64, às vezes
apresenta PANIC quando eu faço reboot, mas descobri que isto são cabos de
conexão dos HDs SATA que se soltam por algum motivo (principalmente quando
eu tenho de mexer na posição de um gravador de DVD). Passado o susto do
primeiro instante de desespero (:-)), eu verifico se os cabos (lógicos e de
alimentação) estão bem conectados, mexo na posição dos pentes de memória
(para ver se não há mal-contato), religo a máquina e passo a usa-la sem
qualquer problema. Então, antes de mexer no sistema instalado, tente
verificar as conexões.

Outra coisa: esta máquina tem dual boot (i.e.: roda windows também)? Eu não
ficaria surpreso se após um boot com o windows, algum lixo fosse deixado em
alguma posição de memória, e que acaba empesteando a máquina para um reboot
com FreeBSD.

Um abraço

Edu

Eduardo Lemos de Sa
Associated Professor Level 2
Dep. Quimica da Universidade Federal do Paraná
fone: +55(41)3361-3300
fax:   +55(41)3361-3186