[FUG-BR] Duvidas quanto ao kernel, device.hints e loader.conf

ricardomoscou em yahoo.com.br ricardomoscou em yahoo.com.br
Segunda Abril 4 02:02:50 BRT 2011

Airton,Voce disse que o kernel vai mostrar somente o que ele reconheceu durante o boot.A minha duvida eh exatamente essa.O kernel so vai mostrar o que ele reconheceu e "pode controlar" (ou seja, tem driver para controlar o dispositivo) ou o kernel vai mostrar o que ele reconheceu e pode controlar como "tambem" o que ele nao pode controlar?
Ou seja, o barramento eh lido e tudo que esta plugado vai ser mostrado independente do kernel poder controlar ou nao.

Qual dessas afirmacoes eh valida?
obrigado
--- Em seg, 4/4/11, Airton Arantes <airton.arantes em gmail.com> escreveu:

De: Airton Arantes <airton.arantes em gmail.com>
Assunto: Re: [FUG-BR] Duvidas quanto ao kernel, device.hints e loader.conf
Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd em fug.com.br>
Data: Segunda-feira, 4 de Abril de 2011, 2:34

2011/4/3 <ricardomoscou em yahoo.com.br>

> Boa noite pessoal,
>
> Estou com uma duvida quanto ao processo de descoberta de hardware no
> momento em que o kernel eh carregado para a memoria.
> Duvidas:
> 1) Digamos que o kernel que esta sendo carregado para a memoria eh o
> GENERIC. Ele vai iniciar a descoberta de dispositivos (device.probing). Caso
> o meu kernel generico nao esteja possua suporte para uma determinada placa
> de rede, ele simplesmente nao vai mostrar a placa ou mesmo nao suportando a
> placa ele mostraria a placa (na saida do comando dmesg) embora nao ligaria
> [...]

1) O dmesg só vai mostrar o que o kernel reconheceu durante o processo de
boot.

2) Achei interessante essa dúvida, gostaria que alguém pudesse dizer mais
detalhes sobre isso. Pelo que pude ver, você pode "setar" as suas
configurações em ambos os arquivos, mas caso queira manter essas
configurações depois de alguma atualização do FBSD, o /boot/loader.conf é o
mais indicado, já o /boot/device.hints pode sofrer modificações durante
alguma atualização e você vai perder as suas configurações.

--
Airton Arantes Coelho Filho