[FUG-BR] OpenOSPFd substituindo rota conectada diretamente

Thiago Rochael slacklinux em gmail.com
Segunda Abril 11 15:39:00 BRT 2011

Boa tarde Senhores,

Estou com um problema muito estranho... estou pesquisando a respeito e ainda
não encontrei solução...

Tenho uma rede anunciando as rotas internas via OSPF, utilizando quagga,
funcionando normalmente.
Meu roteador de borda hoje roda FreeBSD 7.2 com quagga falando BGP com duas
operadoras, e distribuo as rotas da minha rede interna para cada gateway de
forma estática.

Estou implementando OpenOSPFd+OpenBGPd neste router de borda, e até recebo
as rotas de todos os neighbors normalmente via OSPF; porém, quando incluo
uma rede nova em algum gateway, os demais neighbors da rede recebem a rota,
o router de borda também recebe, porém substitui a rota conectada localmente
por algum dos gateways da rede OSPF;

Por exemplo:

- digamos que a rede que troca rotas via OSPF é a 192.168.0.0/27;
- a interface xl0 do router de borda está conectada nesta rede;
- quando não há inclusão de nenhuma rede nova, a conexão local se comporta
conforme abaixo:

router1# netstat -rn | grep 192.168.0.0
192.168.0.0/27     link#2             U           0    24948    xl0

- quando há modificação em algum neighbor OSPF, o router perde comunicação
com este barramento, e a rota local fica assim:

router1# netstat -rn | grep 192.168.0.0
192.168.0.0/27     192.168.0.10             UG2           0    0    xl0

Os demais neighbors funcionam numa boa... estou trocando para o OpenOSPFd
por ter uma melhor integração com o Free, e também para conhecer.
Este novo router está com FreeBSD 8.2 i386:

router1# uname -rm
8.2-STABLE i386

Segue o arquivo de configuração ospfd.conf:

router-id 192.168.0.30
fib-update yes
no redistribute static
no redistribute connected
no redistribute default

area 0.0.0.0 {
        interface xl0 {
                metric 20
        }
        interface xl1 {
                passive
        }
       interface xl2 {
               passive
       }
       interface xl3 {
               passive
       }
}

A intenção de rodar OSPF no router de borda é apenas para não ter que ficar
incluindo rotas estáticas sempre que configurarmos uma rede nova em nosso
ambiente.

Com o quagga funcionou... gostaria de saber por que está acontecendo isso
com o OpenOSPFd!

Agradeço qualquer ajuda!

Atenciosamente,
--
Thiago Rochael
Administrador de Redes/Sistemas Operacionais