[FUG-BR] IPFW com várias regras de velocidade?

Lucas Dias lucasmcz em gmail.com
Quarta Agosto 10 23:22:53 BRT 2011

Em 9 de agosto de 2011 18:01, Corsini . <jbcorsini em hotmail.com> escreveu:

> Pessoal, possuo hoje uma regra no meu Firewall
> que limita cada IP dessa rede (172.18.0.0/16) a 300k, está funcionando
> perfeitamente o limite, variando a taxa de download em 37,5 em média
> e também tenho alguns ips que não passam por essa regra.
>
> Segue regra abaixo:
>  # Salta regra do limite de banda de 300k
>        #${fwcmd} add skipto 3000 all from 172.18.0.2 to any
>        #${fwcmd} add skipto 3000 all from any to 172.18.0.2
>
>  # Limita banda por ip da rede 172.18.0.0/16
>       ${fwcmd} add pipe 3 src-ip ${inet}:${imask} in via ${iif}
> [...]

Corsini

Você pode definir pipes para cada limite de banda que você quer, trabalhando
com tables, e definir sistematicamente, quais tables irão para os limites de
banda que você quer para aquela determinada table. Vale lembrar que a ordem
das regras é importante para se ter efetividade.

Acredito que exista outras maneiras mais elegantes e até mais efetivas de se
fazer isso, mas poderá resolver suas necessidades.

Espero ter ajudade.

Abraços

--
.:: Lucas Dias