[FUG-BR] Criacao de Usuario

João Luis joaoluisgm em gmail.com
Quinta Agosto 11 16:33:08 BRT 2011

Saudacoes,

Jah a algum tempo eu venho passando por problemas na instalacao de
ports ( estou usando make install ). O erro acontece nos ports que
criam usuario.

Meus 2 ultimos problemas foi com a instalacao do postgres84-server e
do virtualbox-ose que criam seus respectivos grupos/usuarios. O
problema eh que o pw apesar de criar o usuario dah um retorno de erro
e para o processo de instalacao. O comando cria o grupo tambem e nao
retorna erro, ou seja, o problema eh soh na criacao do usuario.

Testanto o comando pw eu consigo gerar o erro. Mostro a seguir:

Daredevil 15:19:43 jl:~ $ sudo pw group add teste

Daredevil 15:20:07 jl:~ $ sudo pw user add teste
pw: user 'teste' disappeared during update

Esse eh o erro em questao... e vejam abaixo que o usuario e o grupo
foram criados.

Daredevil 15:20:13 jl:~ $ cat /etc/group | grep teste
teste:*:1001:

Daredevil 15:20:26 jl:~ $ cat /etc/passwd | grep teste
teste:*:1001:1001:User &:/home/teste:/bin/sh

Daredevil 15:20:34 jl:~ $ sudo cat /etc/master.passwd | grep teste
teste:*:1001:1001::0:0:User &:/home/teste:/bin/sh

Ainda sobre o pw user ele nao reconhece o usuario que criou, mas
reconhece o grupo.

Daredevil 15:28:07 jl:~ $ sudo pw user show teste
pw: no such user `teste'

Daredevil 15:28:15 jl:~ $ sudo pw group show teste
teste:*:1001:

Pelo que entendi o pw faz parte do sistema que eu gero com o make
world (corrijam-me se eu estiver errado, por gentileza). Entao as
perguntas sao: alguem jah passou por algo parecido com isso ??? como
eu identifico o manutenedor para contata-lo ???

Agradeco a atencao e a ajuda.

[]s

JL