[FUG-BR] Criacao de Usuario

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Sexta Agosto 12 11:14:49 BRT 2011

On Aug 12, 2011, at 10:35 AM, João Luis wrote:

> Grato pelo retorno Marcelo.
>
> Eis os comandos via root:
>
> root em Daredevil:~ # pw group del teste
>
> root em Daredevil:~ # pw user del teste
> pw: no such user `teste'
>
> root em Daredevil:~ # cat /etc/master.passwd | grep teste
> teste:*:1001:1001::0:0:User &:/home/teste:/bin/sh
>
> root em Daredevil:~ # cat /etc/passwd | grep teste
> teste:*:1001:1001:User &:/home/teste:/bin/sh
>

> Voce saberia me informar o mantenedor deste programa ??

[snip]

Faltou duas coisas aqui... especificar a versão que você esta usando e atualizar o os verdadeiros arquivos (dbs) de usuários.

A primeira informação é importante pq houve uma alteração que poderia provocar alguns problemas na criação de usuários, essa alteração ficou na 'arvore' por pouco mais de um mês e depois foi revertida (http://svnweb.freebsd.org/base/head/usr.sbin/pw/pw_user.c?sortby=date&view=log).

No segundo caso, os arquivos texto master.passwd e passwd são utilizados apenas para criar o db que realmente é utilizado pelo sistema (os txt não são utilizados na pratica).

Sempre que você alterar esses arquivos manualmente você precisa atualizar os dbs:

# pwd_mkdb /etc/mastar.passwd