[FUG-BR] OT: trabalhar com tape drive LTO3

Enio .'. Marconcini eniorm em gmail.com
Sábado Agosto 20 18:05:07 BRT 2011

2011/8/20 Enio .'. Marconcini <eniorm em gmail.com>

> [...]
> compactados,
>
> sa0 at ciss0 bus 32 scbus1 target 4 lun 0
> sa0: <HP Ultrium 3-SCSI Q24D> Removable Sequential Access SCSI-5 device
> sa0: 135.168MB/s transfers
> sa0: Command Queueing enabled
>

> --
> *ENIO RODRIGO MARCONCINI*
>
> @eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>
> skype: eniorm
> facebook.com/eniomarconcini <http://www.facebook.com/eniomarconcini>
>
> *"UNIX was not designed to stop its users from doing stupid things,
> as that would also stop them from doing clever things."

Paulo, pois é... já que eu tenho o hardware na mão, e é o que eu tenho
apenas para o momento, não me resta alternativa a não ser em por pra
funcionar, mas pensarei numa possibilidade dessas como alternativa

Alexandre, eu vou testar este star. Já li também sobre o dump e o cpio,
porém como as operações com a fita começaram hoje, ainda estou fazendo com o
tradicional tar, enfim. Porém já li sobre o amanda, bacula, entre outros.
Quanto ao mt, eu notei mesmo no man sobre estas questões, por isso mesmo eu
tentei aplicar um tar, seguido de um mt eu havia notado tais parâmetros, no
qual eu tentei um eod (end-of-data) para depois aplicar outro tar, e na hora
dos testes de restauração, usei também o rewind, e após ainda um fsr na
intenção de saltar o primeiro registro.

Rodrigo, não havia pensado nisso, porém o man do tar no freebsd eu li que:
*-r      Like -c, but new entries are appended to the archive*.  Note that
             this only works on uncompressed archives stored in regular
files.
             The -f option is required.
e não o -a, porém não testei.

eu fiz um teste que foi aplicar o tar no diretório acima de onde fica, ou
seja tar -c /departamentos e peguei tudo abaixo, porém ficará trabalhoso se
um dia necessitar restaurar, por isso que acho mais interessante é usar o
tar com mt para ir posicionando, afinal tenho essa flexibilidade disponível
para uso.

pessoal eu agradeço pelos esclarecimentos... agora eu vou fazer meus testes

abraços