[FUG-BR] Apache vulnerável

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Quarta Agosto 31 01:28:39 BRT 2011

O maior problema de DOS (não DDOS, pq se for esse ai f*deu mesmo) é a
banda que o vagabundo consome.

Mesmo que você bloqueie ele no seu firewall, a requisão é tanta que
consome todo o seu tunel de banda disponivel até o seu gateway, ou
seja, continua usando a tua banda toda.

Você só consegue bloquear o pacote de chegar no seu aplicativo.

Dai é muita conversa e contato com a operadora para bloquear o
vagabundo lá na borda.

Ai tu explica (quase ensinando, sim, eu já tive que passar comando
cisco pro cara no telefone pra ele bloquear o cara) que tem que
bloquear o cara na borda.

Outra via é entrar em contato (via whois) com o dono do bloco de ip e
tentar matar o cara direto na raiz.. mas ai.. é sorte malandro.

Enfim... a solução ai do apache é sanar o problema na aplicação, mas a
nivel de rede (como os colegas falaram) ainda é outra tortura.

BGP é uma solução legal para DoS, por que te da uma folga em outro
link e você tem um poder maior de administração (manda o vagaba lá pra
blacklist e tchau).. agora se for DDos.. vixi.... acho que só um deny
any pra resolver... e desliga o celular. :p

Abraços

Em 31 de agosto de 2011 01:00, Lucas Dias <lucasmcz em gmail.com> escreveu:

> Como tinha dito antes, você poderá usar tudo para mitigar a situação do DoS,
> mesmo se for pra inflar seu link, ou se for atacando o velho índio.
> Mod_Security é uma solução no auxilio a mitigar isso. Usar um HIDS e um IDS
> também ajudará, visto que você poderá tratar com thresholds para um número X
> qualquer de requisições de um mesmo lugar, em um curto espaço de tempo,
> jogar o cara para uma table do ipfw e blockar o "atacante" por um
> determinado tempo, ou para sempre e por aí vai...
>
> Sei que tem que se ter cuidado para não pirar o cabeção, porque isso é um
> [...]

  /\             Luiz Gustavo S. Costa
 /  \            Programmer at BSD Perimeter
/    \ /\/\/\    Visit the pfSense Project
/      \    \ \   http://www.pfsense.org