[FUG-BR] portmaster X portupgrade X make install (ports)

Domingo Dezembro 4 21:18:49 BRST 2011

Em 4 de dezembro de 2011 17:42, Marcelo Marra <
marcelo.listas em conectlan.com.br> escreveu:

> Caros,
>
>     Fiz recentemente uma instalação de um servidor FreeBSD e instalei
> os pacotes adicionais via "portmaster", achei muito interessante, e
> gostei bastante.
>     A questão é quais são qualidades e problemas do "portmaster"?
>     Resolvi enviar esse e-mail para lista para criarmos uma discussão
> sobre o assunto, a meu ver bem interessante.
>
>     Algumas qualidades que percebi no "portmaster"
>     - Vc pode utilizar o comando tanto para instalar um pacote como
> para atualizar o mesmo, satisfazendo todas as dependências necessária do
> [...]
No caso para ter o mesmo efeito sobre usando apenas a arvore de ports,
poderá usar a opção.
#make config-recursive

Outras forma para se trabalhar com os  ports,
Limpar o diretorio work do port e dependencias.
#make clean-depends

Limpar paramentros de contrução do port e todas as suas dependencias.
#make rmconfig-recursive

Fazer uma busca por um pacote caso saiba o nome do mesmo.
make search name="nome_do_pacote"

Fazer uma busca por uma palavra especifica
make search key="palavra_especifica".

Para evitar a saida grande que o search key devolve, porerá passar para o
grep ou if
make search key="palavra_especifica" | grep Path ( Lista apenas os patchs
dos ports ).

Um resumo completo das opções estão em /usr/ports/Makefile
Alem é claro do velho e bom man(8) make(8).

Esta correndo duas thread na lista sobre postmaster e portupgrade.

Att.

--
:=)>Paulo Henrique (JSRD)<(=:

Alone,  locked, a survivor, unfortunately not know who I am