[FUG-BR] Certificacao

Quarta Dezembro 14 12:30:10 BRST 2011

Bruno,

Em www.BSDCertification.org e tambem www.freebsdbrasil.com.br você encontra o passo-a-passo, incluindo download da referencia de comandos e topicos que serão cobrados.

Você estuda a partir dessa referencia essencialmente. Pro BSDA a documentação disponível nos sites dos projetos, oficial, é mais que suficiente. Essa documentação e um livro especial chamado BSDCG WikiBook, projeto gerenciado pelo Jeremy Reed estão disponíveis no DVD de estudos de certificação, além de todos os sistemas operacionais.

Sugiro fortemente que compre-o. Esse DVD além de muito util pros estudos, é o que mantém os custos (que não são baixos) do BSD Certification Group pra manutenção da certificação, então compra-lo é também uma forma de apoiar o BSDCG.

Pra fazer o exame você tem 2 opções:

- Aguardar um evento de SL onde a prova aconteça; normalmente eventos como COALTI, CONISLI, alguns FISLI tem exame; o proctor Sandro Melo aplica a maioria dessas provas nos eventos; em algumas ocasiões como treinamento corporativo e palestras específicas nós da FreeBSD Brasil também aplicamos a prova em outros lugares, anunciamos normalmente via twitter e na lista publica do BSDCG;

- Agendar a prova em Belo Horizonte: aqui na FreeBSD Brasil você faz a prova qualquer hora, qualquer dia, sem precisar esperar uma data predefinida; só precisa agendar com a gente 1 dia antes; é um local fixo de examinação, o único; futuramente teremos um no RJ;

Sugiro que acompanhe o twitter da freebsdbrasil, @fbsdbr porque anunciamos por la sempre que tem uma agenda de exame, mesmo as que acontecem "em cima da hora" quando uma turma de treinamento resolve fazer a prova;

Dependendo de onde você more pode ser uma boa dar uma olhada no calendario de treinamentos da FreeBSD Brasil.

Quando os treinamentos acontecerem fora de BH sempre tem sessão de exame de certificação junto. Ainda que você não faça o treinamento poderá aparecer no local apenas pra prova ok?

Espero ter ajudado :-)