[FUG-BR] ZFS no FreeBSD-9.0-RC3 causando reboots espontâneos

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quinta Dezembro 29 00:38:45 BRST 2011

Em 28/12/2011 19:52, nervoso escreveu:
> Boa Noite Paulo...
>
> Voce esqueceu de dizer qual a arquitetura do seu sistema (32 ou 64
> bits).
> o que é muito importante no caso do zfs...
>
> Eu uso somente 64 bits já ha muito tempo, inclusive  o ultimo 9.0 RC3...
> e sem problemas algum ...
>

> Se o reboot ocorre quando na compressao/descompressao.. entao
> o problema é overheat de CPU... tenta ver no bios qual a
> temperatura maxima permitida...
> pode ser problema de memoria tb... (retire um pente de memoria e tente
> denovo...)

> [...]

Pois é, isso é a coisa mais idiota que existe. Imagine que o hardware
sem o sistema não faz absolutamente nada, então a Dell como maior
interessada deveria homologar seu hardware para os diversos sistemas
existentes ou pelo menos os que o mercado usa: Linux, Windão e BSDs.
Embora Linux seja apenas um kernel.  :)
De fato se as empresas que compram exigissem a homologação do FreeBSD
isso já seria bem diferente hoje. Porque o hardware tem que rodar o
sistema do cliente e não o que o fornecedor do hardware quer que ele
rode. Isso não existe.

Imagine a situação... você vai comprar um aparelho de dvd da Sony e na
loja o vendedor lhe diz: ah esse aparelho só vai ler DVDs da Sony, os
outros até podem ler mas os da Sony são homologados.

Outro dia mesmo comprei um Servidor todo Intel com processador Xeon,
memória ECC tudo que tem direito. Simplesmente a máquina rebootava do
nada rodando um FreeBSD 8.2 Stable 64 bits e com Linux ficava normal.
Liguei para a Intel e a resposta foi exatamente essa: FreeBSD não é um
sistema homologado para rodar nesse equipamento. Os sistemas homologados
eram Linux e Windão. No final sabe qual era o problema real? Na
configuração da velocidade das Funs eu deixei no máximo. Pronto, o
barulho não era tão ruim e em compensação o sistema ficou estável e já
tem mais de 80 dias sem dar 1 reboot. Provavelmente os processadores
deviam estar aquecendo ou passando de algum valor que causava o reboot.
Embora a sala seja muito bem refrigerada alguma coisa relacionada aos
Funs estava causando o reboot.

Ah! um dos meus servidores está usando a versão 9 64 bits recém
atualizada e nenhum problema ainda.

É isso ae pessoal,

Grande abraço à todos.

Sem noção esse pessoal da Dell, Intel e todos que tem essa postura.