[FUG-BR] Fazer RAID em HD secundario

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Terça Fevereiro 15 17:19:07 BRST 2011

Em 15 de fevereiro de 2011 17:05, Daniel <daniel2099 em r7.com> escreveu:

> Boa tarde pessoal,
>
> To montando um servidor de email,aonde tenho 3 HD's,um sata e os outros
> 2 scsi.
>
> Free no Sata e o */mail* no hd scsi.
>
> So que tenho 2 problemas.
>
> 1ª quando ligo o HD secundario ele aparece a msg:
> *FreeBSD /i386 boot
> Default:0:da(0,a) /boot/kernel/kernel
> Boot:*
> Quando desativo ele,carrega normal o sistema no hd Sata.
> Como resolver?
>
> Veja se dá pra explicitar na BIOS que você quer bootar pelo SATA e não pelo
SCSI / desabilita o boot da controladora SCSI. Outra alternativa é botar um
boot manager (o do próprio BSD serve). O do BSD vai guardar a última opção
usada, daí ao tentar bootar pelo scsi você vai optar por bootar pelo outro
disco e nas próximas vezes isso será feito. Pode instalar usando a própria
instalação do FreeBSD. Boota pelo CD ou usa o sysinstall, vai em Configure /
fdisk, escolhe o disco e dá um W só pra salvar o particionamento que já
estiver lá, daí ele vai perguntar se quer instalar um boot manager.

Abs, Cartola.