[FUG-BR] RES: tuning de rede - FreeBSD 7.3

kmkz bleh jsibsd em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 14:29:42 BRT 2011

Oi Eduardo,

Obrigado pela atenção.

Já tentei usar FreeBSD série 8. Melhorou em alguns aspectos mas tive uma
série de problemas. O bgp demorava fechar sessão, máquina travando
constantemente com PANIC, na hora de rebootar tinha que tirar cabo de rede
da placa senão voltava o PANIC, e na hora que ela estava no ar com tudo
funcionando, após algumas horas o named simplesmente parava de responder. O
processo continuava ativo e não morria em hipótese alguma (tentei kill,
restart, stop, etc). Somente reiniciando o servidor causando mais transtorno
ainda.

Enfim, a experiência não foi boa.

Quando coloquei o 7.3 pararam todos esses problemas, mas começou a
apresentar esse desempenho ruim logo em seguida. É a única coisa que tenho a
queixar.

Verifiquei as variávies para o netisr e tenho as seguintes:

gw# sysctl -a |grep net.isr
net.isr.swi_count: -1834575374
net.isr.drop: 0
net.isr.queued: 752912
net.isr.deferred: 1770919304
net.isr.directed: 477816393
net.isr.count: -2046394068
net.isr.direct: 0

A respeito do flowtable não tem ele no 7.3. Inclusive quando usei a série 8,
uma dos problemas que fazia a máquina travar depois que ativava o bgp era
exatamente o flowtable. Até pensei que os problemas estavam resolvidos
depois que desativei esta opção e vi o bgp rodando, mas, a alegria durou
pouco.

O kernel não foi compilado com ZERO_COPY_SOCKETS. Usei as opções abaixo para
compilar:

device          pf
device          pflog
device          pfsync
device          carp

options         IPFIREWALL              #firewall
options         IPFIREWALL_VERBOSE      #enable logging to syslogd(8)
options         IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=1000    #limit verbosity
options         IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
options         IPDIVERT
options         IPSTEALTH
options         IPFIREWALL_FORWARD
options         DUMMYNET