[FUG-BR] FreeRadius caindo

Quinta Fevereiro 24 01:28:11 BRT 2011

Em 24/02/2011 01:00, fknet escreveu:
> [...]
> O que mudou do antigo para este?
>
> Praticamente a versão do sistema operacional, que no anterior era
> FreeBSD 8.0 e neste 8.2 e a versão do freeradius, que era 2.1.7 e agora
> 2.1.10.
>
> Fiz vários testes antes de colocar em produção, simulei o tráfego de
> autenticação do freeradius e testei o freeradius durante 1 dia todo em
> produção, somente o freeradius e o mysql rodando. Quando vi que estava
> pronto e não tinha problemas coloquei no ar. O que acontece é que o
> freeradius caiu 3 vezes em 7 dias, deixando meus clientes sem internet,

Apenas para tirar duvidas já testou com a versão 2.1.7 do FreeRadius ?
Quando se muda o hardware de um servidor com um sistema instalado do
zero, qualquer coisa feita no servidor antigo é ignoravel, todas ( TODAS
) as váriveis são zeradas.

> Bom, vamos as respostas:
>
> [davinci:~]# uname -a
> FreeBSD servername 8.2-RC3 FreeBSD 8.2-RC3 #1: Fri Feb 11 16:33:42 BRST
> 2011

Olha o problema aqui, deixa ficar pronto primeiro ( aproposito melhor
atualizar )
Altera essa linha aqui em /usr/share/examples/cvsup/stable-supfile e depois

csup -g -L 2 /usr/share/examples/cvsup/stable-supfile && cd /usr/src &&
make buildkernel KERNCONF=MYKERNEL && make installkernel
KERNCONF=MYKERNEL && reboot

execute o logon e rode os comandos

mergemaster -p ( verifica o que pode ser editado normalmente make.conf e
alguns outros arquivos, mais não deixe editarem o password e groups o
problema sério ) && reboot

Otimo agora vamos para a segunda parte.

faça logon

cd /usr/src && make buildworld && make installworld && reboot

Faça o logon e execute novamente ( logico )

mergermaster -p ( nunca ficou muito claro se é necessario mais não vai
matar mesmo ).

Mais antes dessa frescura toda ai acima, por favor coloca uma release
estavel, FreeBSD não é windows nem linux que vive a base de atualização,
atualizar FreeBSD é questão de vida ou morte, e não simplesmente mais
uma tarefa trivial.

> root em davinci.conchalnet.com.br:/usr/src/sys/amd64/compile/KERNELNOVO amd64
> Na compilação do kernel foi alterado apenas o seguinte:
> options IPFIREWALL
> options IPFIREWALL_FORWARD
> options IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
> options IPFIREWALL_VERBOSE
> options IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=100
> options HZ=2000
> maxusers 1024
> options VFS_AIO
> options ACCEPT_FILTER_HTTP

Melhor dar uma lida em:
cd /usr/src/sys/amd/conf && make LINT && cat LINT | less
e depois em
cat /usr/src/sys/conf/NOTES
cat /usr/src/sys/amd64/conf/NOTES

> Os IPs são fixos, 2 endereços na mesma interface, em0. (a interface em1
> ainda não estou usando minha idéia é usá-la para fazer o backup do
> servidor online)

Verifica no messages se queda de link nesses horarios.

> Abaixo todos os serviços deste servidor:
> MySQL 5.5.9
> FreeRadius 2.1.10
> Postfix 2.8
> Apache 2.2.17
> MRTG rodando a partir do cron
>
> Todos os software foram instalados via ports, agora me desculpe, mas não
> sei conferir as dependências.

cd $PORT/ && make config
> Como faz um tempo que o servidor tá no ar o dmesg não retorna os dados
> do boot mais.

Verifica em /var/log/messages ou /var/log/messages.0.bz2
> Estou deixando sem firewall essa máquina, para testes.

OK
> [...]
> • Placa-Mae X8SIL-V (FSB 1333/1066/800 MHz)
> • Chipset Intel® 3420
> • Controladora OnBoard SATA com suporte ate 6x SATA (3 Gbps)
> • RAID 0, 1, 5, 10 (Windows)
> • RAID 0, 1, 10 (LINUX)
> • Video OnBoard Matrox G200eW 16MB
> • DVD-ROM
> • Slots de expansao:
> • 1x PCI-Express (x8) (Riser Card)
> • Garantia 1 ano
> • Industria Brasileira
> • Peso bruto: 15,5Kg
> • Dimensão: 21,00cm x 60,00cm x 75,00cm (Altura x Largura x Comprimento)

Servidorzinho legal, qual o valor do garoto ( manda em PVT e o fornecedor ).

Manda ver Grande mestre sei que pode parecer chato mais não use a 8.2
ainda, atualizar é rápido e facil ( as vezes ), faz a coisa com o que é
de fato comprovado, aprendi isso no duro, 2 meses subindo uma MTA com
versão recem lançada fez eu reanalisar tal fator.

Att..

--
Paulo Henrique - BSD Brasil. Desenvolvedor de Software / Administrador
de Sitemas. Genuine BSD/Unix User. "Só se atinge objetivos com