[FUG-BR] PF vs VPN

Sexta Fevereiro 25 01:49:48 BRT 2011

Em 24/02/2011 17:30, Klaus Schneider escreveu:
> Se não pode colocar OpenVPN no servidor, tu vai precisar de 1 ip público
> para cada cliente vpn dentro da rede ou fechar a VPN no roteador ao invés de
> fazer isso em cada estação.
>
> 2011/2/24 Christiano Liberato<christianoliberato em gmail.com>

Saudações, apenas uma duvida, o projeto requer a utilização de IPSEC,
vpn sobre SSL é muito mais versatil, ultrapassa nat ( fato atualmente em
quase que todas as redes de empresas que conheço e muitos provedores de
pequeno porte ).

Ja quebrei muita cabeça com IPSec, depois que migrei as minhas VPN para
OpenVPN, ganhei três coisas.
-> Interoperabilidade.
-> Escalabilidade.
-> Simplicidade.

Melhor colocar o fator VPN em palta com a equipe do projeto para poder
ser reavaliado.
No meu caso é simples, sou funcionário de um departamento de um
funcionário, tenho flexibilidade quanto a isso, agora no seu caso melhor
colocar em palta, agora se o projeto requer fatores de baixo nivel com
relação a VPN ou já ter consideravel trabalho desenvolvido para se
ajustar, segue a dica do nosso companheiro de noites em claro...

Abraços ...

--
Paulo Henrique - BSD Brasil. Desenvolvedor de Software / Administrador
de Sitemas. Genuine BSD/Unix User. "Só se atinge objetivos com