[FUG-BR] CONTROLE DE MAC

Diogo Dalfovo b1n4r1w0rm em gmail.com
Sexta Fevereiro 25 15:16:11 BRT 2011

Boa Tarde Edson..

Ve se isso te ajuda...

Tenho um servidor FreeBSD 8.2 com DHCP atrelado ao MAC, Squid e IPFW.

> Eu gostaria de liberar acesso a rede somente para os MAC's cadastrados,
> sendo que da maneira que está no momento, se alguem colocar um IP na
> mesma faixa, ele consegue utilizar.
>
> Se ele receber o IP dinamicamente basta limitar o teu DHCP liberar somente
os que estao cadastrados. Caso um novo micro entre na rede ele não vai
receber endereço.
Caso o usuario for um "user-plus" da pra fazer o bloqueio como os amigos
falaram via IPFW+MAC+SQUID para acesso a Internet, na rede local ele vai
entrar se colocar um ip livre.
E para bloqueio da maquina na rede so com um sistema MAC garantindo que se
for um mac desconhecido ele joga essa maquina em uma VLAN separada da rede
dessa forma so voce para liberar acesso.

Ou seja, pra ele entrar na rede ele precisa se autenticar pra depois ser
liberado o acesso mas para isso os switch precisam ser gerenciaveis, esse
appliance nao é barato tambem..

Outras pessoas podem complementar o que estou dizendo... (desculpa, que a
correria ta braba)...

Diogo Dalfovo