[FUG-BR] duvida freeNas

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria em cenadigital.com.br
Sexta Fevereiro 25 17:48:06 BRT 2011

2011/2/25 Diogo Rodrigo <diogo1980 em gmail.com>

> prezados amigos , gostaria de tirar uma duvida basica .
>
> Bom dia Diogo.

> ele consegue bootar pelo 2 ? ou apenas faz o espelhamento dos dados , digo
> isso pq uma vez fiz um raid 1 num freebsd mas quando deu problema ele
> apagou
> o boot loarders e nao conseguia levantar o servidor , os dados ate estavam
> no outro hd replicados mas o boot loader não levantada o sistema

Eu não sei se o FreeNAS faz isso.

Pelo próprio FreeBSD, vocẽ consegue inserir o bootloader em ambos os discos,
e preparar ambos para dar boot por qualquer um deles. Eu uso isso, e
funciona muito bem.

Porém, o FreeNAS pelo que eu tenho usado, na instalação ele se instala
apenas em um único disco, e usa o restante como Storage... e quando você faz
o mirror, ele faz apenas do restante. (alguém que entenda melhor de FreeNAS
que me corrija caso esteja errado)

O ideal, é vocẽ utilizar um pen-drive, de 1GB por exemplo, com o FreeNAS
ele, e você usa os 2 discos inteiros como Storage.
E basta você salvar a configuração do FreeNAS com frequëncia.

Com isso, caso qualquer um dos dois discos apresente problemas, o Storage
continuará funcionando (com exceção se os dois discos derem problema), e
como o FreeNAS não estará em nenhum dos discos, você não terá problemas com
o boot. E por padrão, é mais dificil um Pen-drive apresentar problemas do
que um disco.

E caso o pen-drive apresente problemas, você instala o FreeNAS em um novo
pen-drive, e carrega o arquivo de configuração que você fez backup
anteriormente, e o Storage voltará a funcionar.

E como Bonus: usando pen-drive, você fica com 100% dos discos livre para
uso. (usando o FreeNAS em um deles, você perderá o espaço utilizado por ele
no disco, e em consequência você não conseguirá utilizar este espaço no
outro disco do RAID também.)

--
Rafael Henrique da Silva Faria