[FUG-BR] RES: PowerDNS - Consultas inexistente

Marcelo Marra marcelo.listas em conectlan.com.br
Domingo Fevereiro 27 16:29:12 BRT 2011

Funcionou 100%, o problema é que perigoso mesmo...
Ou seja tem resposta para tudas as consultas.
Vou dar uma olhada para melhorar o script.
Obrigado pela dica.

Att,
Marcelo Marra

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome
de Jean Zanuzo
Enviada em: domingo, 27 de fevereiro de 2011 16:10
Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
Assunto: Re: [FUG-BR] PowerDNS - Consultas inexistente

Em 27/02/2011 14:44, Marcelo Marra escreveu:
> Caros,
>
> 	Estou utilizando o PowerDNS para fazer consultas recursivas e estou
> querendo configurar ele para quando for solicitado ao powerdns um nome
> que não existe gostaria de retornar para o cliente que fez a consulta
> com nome inexistente um nome de um site nosso onde teria texto
> informando que o nome não existe, claro vou colocar umas propagandas, como
as Operadora fazem.
> 	Alguem já fez isso no PowerDNS e sabe onde ativo isso.
>

> att,
> Marcelo Marra Assis

Olá
Vai precisar do powerdns-recursor (An advanced DNS recursor), lembre de
instalar com suporte a lua.
Voce também precisa criar um script em lua, informando depois o local onde
ele está para o recursor.conf, por exemplo
     lua-dns-script=/usr/local/etc/pdns/nxdomain.lua

Agora eu recomendo ler a documentacao do LUA para saber a sintax, um exemplo
bem simples para o arquivo nxdomain.lua:
function nxdomain (ip,domain,query_type)
   ips={}
   if query_type ~= pdns.A then return -1, ips end
   ips[1]={ query_type=pdns.A, content="10.0.0.1",ttl=1 }
   return 0, ips
end

No exemplo acima, quando o nome é inexistente, ele retorna o ip 10.0.0.1,
onde teoricamente pode ter um apache rodando. Voce pode melhorar ele lendo a
documentacao do Lua em http://www.lua.org/portugues.html Um exemplo seria
alterar a resposta somente para dominios que sejam
www.* evitando que vários programas recebam respostas falsas.
Como sugestão minha, caso INSISTA em mudar a resposta, ofereça algo útil aos
usuários, no lugar de propagandas inúteis e inesperadas, uma lista de
possíveis sites seria uma melhor opção.

Jean Zanuzo