[FUG-BR] Expriência Qmail + fail2ban

Rejaine Monteiro rejaine em bhz.jamef.com.br
Segunda Fevereiro 28 09:47:29 BRT 2011

excelente dica,

já uso o fail2ban para algumas outras coisas, mas não havia pensando
ainda associar ao qmail.
também uso no qmail com diversos pathes para combater spam, rblsmtp ,
além do proprio spamassasin
para  limitar o numero de conexoes simultaneas, uso recursos como como o
MAXCONNIP, MAXCONNC e GREETDELAY+DROP_PRE_GREET , mas a ideia do
fail2ban para auxiliar o qmail é muito boa

valeu a dica!