[FUG-BR] freebsd 8 rodando em xenserver citrix

Lucas Dias lucasmcz em gmail.com
Segunda Janeiro 3 16:27:35 BRST 2011

Em 3 de janeiro de 2011 14:17, Welkson Renny de Medeiros <
welkson em focusautomacao.com.br> escreveu:

> lista

> Grande Matheus, beleza?
>
> Cara, nos últimos 4 anos compramos cerca de 8 servidores Dell... e cada
> vez é um consultor diferente... mas no momento da negociação do
> pagamento (telefone), "conversa vai, conversa vem"... o famoso
> "leriado", e sempre conseguimos um ótimo desconto.
>
> Aquele preço do site é o "se colar colou".
>
> --
> Welkson Renny de Medeiros
> Desenvolvimento / Gerência de Redes
> Focus Automação Comercial
> FreeBSD Community Member

Olá pessoal

Em relação ao XenServer...
é como o colega falou, estou usando desde a versão 5.5, e sempre 30 dias
antes da licença expirar, o XenServer da Citrix avisa. Daí, só é necessário
preencher um formulário, que vc tem por mais 01 ano outra licença.
Rodo tudo, sem nenhum problema.

Em relação ao VMware...
Já usei as versões Paga do VMWare e não tenho o que reclamar... Nunca usei a
versão Free e não sei como funciona para fazer o gerenciamentos das VMs e o
gerenciamento do Servidor

Em relação ao Xen (OpenSource)...
Quando se tem tempo e tipo, um conjuto de scripts pra poder otimizar a
instalação, criação do ambiente e das VMS, perefito... Ela roda sem nenhum
problema. No meu Caso, ocorrem em prazos curtos, e sempre sofro com pessoal
para poder administar um Servidor com Xen OpenSource. Hoje temos a casadinha
Xen OpenSource com Virttool que já vi falarem muito bem.

Em relação a Servidores...
Já presenciei XenServer rodando em HP(DL160, DL180, ML150), sem problermas
Já presenciei VMWare rodando em Dell R410 e em R210 sem problemas
E sendo sincero, hoje em dia, na minha opinião, no final das contas o que
muda é só a Grife...
Ninguem falou aqui de supermicro, que são hardware de primeira linha e usam
tanto Intel como AMD. fique até impressionado com um servidor de 2U que
suporta até 4 processadores Intel 8-core e 512GB RAM 1066 =O

Sobre FreeBSD Virtualizado...
Nunca me utilizei de Paravirtualização para rodar FreeBSD. Sei que com
Paravistualização o desempenho é maior, mas para as minhas necessidades, a
virtualização completa está me atendendo e muito bem. Já Instalei FreeBSD em
VMWare e XenServer, rodando, DNS, WebServer, Banco de Dados, pfSense...

Sobre Virtualização
Hoje, estamos muito bem servidos de tecnologias de Virtualização. XenServer,
VMware, OracleVM, que possuem versões Free mas quando é necessário outras
features como HA e outras coisas próprias aí existe os pacotes pagos de cada
uma. Xen OpenSource, OpenVZ, KVM, são todos Free, opensource e fazem tudo
que as versões pagas fazem, porém com bem mais trabalho. Vale lembrar que
papirar no que se refere ao Virtualização com soluções FreeWare e OpenSource
é de fundamental importância.

Abraços e que 2011 seja repleto de sucesso e conquistas para todos

--
.:: Lucas Dias
.:: Analista de Sistemas