[FUG-BR] Controlar Banda para voip

Nenhum_de_Nos matheus em eternamente.info
Quarta Janeiro 5 03:14:41 BRST 2011

On Wed, January 5, 2011 00:21, Fabiano Carlos Heringer wrote:
> Pessoal,
>
> /Tenho 1 link de 1mb dedicado em minha empresa que é compartilhado com
> acesso aos usuarios, tenho proxy usando o squid para cache.
>
> O que estou precisando é reservar uma banda unica e exclusiva (em torno
> de 256kb) para utilizar com voip. Estou usando packetfilter, mas nao
> estou conseguindo ter sucesso na limitação dessa banda. Como todos
> sabem, voip precisa de baixa latencia, e nao consigo priorizar os
> pacotes de maneira que eles cheguem primeiro e saiam primeiro do meu
> gateway. O que preciso é que para os usuarios tenha somente 768Kb em
> [...]

Fabiano,

tens 1Mbps tb de upload ? imagino que se usam p2p controlar upload vai ser
importante tb. estais controlando upload tb ?

sobre ipfw e pf, acho que se queres somente reservar uma certa banda para
voip, que nunca será usada para outros fins, com meu (pouco) conhecimento
de ipfw acho que ele faz mais fácil. mas se vais deixar dinâmico, daí sei
somente resolver com pf.

matheus

--
We will call you cygnus,