[FUG-BR] RES: Controlar Banda para voip

Sexta Janeiro 7 07:39:32 BRST 2011

Na prática quando você tem por ex 2 escritórios ligados via ADSL e faz
controle de banda nas 2 pontas, por sorte a operadora no meio do caminho
normalmente tem banda suficiente e funciona, mesmo não sendo um controle fim
a fim como uma nuvem mpls  ou frame relay.

Mas já teve episódio recente de operadora com link saturado e que continuou
a vender acesso adsl, neste caso colocar um freebsd nas pontas não ia
resolver nada.

Outro detalhe, que já citaram aqui e é importante frisar, porta 5060 somente
não resolve, tem que  fazer também do range de portas RTP que normalmente é
de 10000 á 20000, mas isto pode ser alterado lá no rtp.conf prá qualquer
número.

Dependendo da sua banda e do número de chamadas voip simultâneas + tipo de
codec, talvez você prefira simplificar e reservar a banda VOIP, ao invés de
fazer prioridade.

Ex, se você tem um link de 1Mb e 3 chamadas voip simultâneas com g729, faz 2
pipes(se usar ipfw):

Um de 80Kb pro VOIP
E um de 940Kb pró resto.

[]s