[FUG-BR] kernel

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Domingo Janeiro 9 10:32:31 BRST 2011

On Jan 9, 2011, at 1:23 AM, Anderson Alves de Albuquerque wrote:

> Eu queria começar a ajudar a comunidade com desenvolvimento de kernel.
> Algiém recomenda os passos que eu deveria seguir?
>

> --
> [], Anderson Alves de Albuquerque.
> E-mails: andersonalvesdealbuquerque#hotmail.com (replace # by @)
> andersonaa#gmail.com (replace # by @)
> ICQ: 73222660

Anderson,

Não há um caminho certo para se seguir aqui... o kernel é um programa muito extenso e complexo, lá você vai encontrar de tudo: MI (machine independent) code, MD (machine dependent) code (se você for trabalhar com baixo nível), sistema de arquivos, rede, vm, buses, implementação de protocolos em geral (que podem e usam partes dos outros subsistemas).

Você é que precisa determinar sua(s) área(s) de interesse, estuda-la(s) e começar a sugerir melhorias.

Dificilmente alguém vai dizer a você o que fazer (não que o pessoal seja mal-educado, mas são realmente muitos e-mails de 'quero ajudar' e ajudar a todos que 'querem ajudar' também tem seu preço).

Como regra geral, é muito mais fácil discutir em cima de um código (ou patch) ainda que simples e/ou errado, do que discutir eternamente idéias que podem simplesmente não sair do papel (ou da cabeça das pessoas) - _você_ tem que dar o primeiro passo...

E o primeiro passo para quem quer ajudar é se mostrar capaz: a) de entender o sistema, b) de entender o problema, c) de oferecer uma solução, d) de discutir e sustentar sua solução, e) prover manutenção para suas 'soluções'.

Na realidade é muito dificil você alcançar um bom nível de desenvolvimento (seja no kernel, seja em outras áreas do sistema) sem a correta motivação: seu chefe fazendo pressão, seu novo contrato para resolver aquele antigo problema, seu hardware acumulando poeira em cima da mesa, etc.

Do resto, como em muitas outras coisas, a pratica ajuda muito (comece logo, não espere mais...). As primeiras alterações no kernel resultam em panic() quase que certamente, mas com o passar do tempo você vai se surpreender como é relativamente 'simples' escrever código para o kernel.

Espero ter contribuido..

[]'s
Luiz