[FUG-BR] RES: Controlar Banda para voip

Fabiano Carlos Heringer bigu em grupoheringer.com.br
Domingo Janeiro 9 17:06:03 BRST 2011

Ola Eduardo, também acho...
Na interface interna consegui marcar os pacotes e entrar na queue,
consegui controlar como queria.

Por isso criei queues nas duas interfaces, mas o estranho que a queue da
wan, nenhuma funciona...

eu vejo o trafego sendo marcado na regra correta, mas ele nao entra na fila:

Ex:
pass in quick on em0 inet proto udp from any port 10000:20000 to any
keep state queue voip
   [ Evaluations: 263       Packets: 841       Bytes: 74967
States: 2     ]
   [ Inserted: uid 0 pid 434 ]
pass out quick on em0 inet proto udp from any port 10000:20000 to any
keep state queue voip
   [ Evaluations: 4749      Packets: 823       Bytes: 74360
States: 2     ]
   [ Inserted: uid 0 pid 434 ]

mas a queue continua vazia:
queue  voip on em0 bandwidth 6Mb priority 7 cbq( red ecn )
   [ pkts:          0  bytes:          0  dropped pkts:      0
bytes:      0 ]
   [ qlength:   0/ 50  borrows:      0  suspends:      0 ]

Na verdade qualquer trafego que eu tentei marcar e mandar pra uma fila
na interface externa eu nao consegui.

Obs: O servidor asterisk nao esta em NAT, ele tem um ip valido...por
isso acredito que o trafego nao irá passar pela interface interna,
somente externa.