[FUG-BR] Gateway

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Quarta Julho 13 10:43:52 BRT 2011

Olá Valter,

A leitura influencia muito no aprendizado e foi por ela que muitos aqui
começaram. Na minha época, 1996, não haviam cursos de Linux e muito
menos sobre FreeBSD então a gente tinha que comer "man" no café da
manhã, "howto" no almoço e "RFCs" no jantar hehehe.
Como você tá começando e a área de Firewall exige um bom conhecimento de
tcp/ip, do SO e o Firewall em si... seria interessante você começar pelo
básico do SO, conhecer o FreeBSD, aprender à administrar e configurar a
rede nele. Quando falamos num servidor como esse que você quer montar
falamos até do conceito de NAT (Network Address  Translation) e a
RFC1918. Provavelmente você deve estar usando IPs não públicos na lan e
na rede de servidores. Para você acessar a Internet vai precisar fazer o
NAT na saída da Interface A. Quanto não acessar as máquinas na rede dos
servidores cheque se nos servidores se existe o gateway default
apontando para o seu FreeBSD, pois os pacotes podem estar chegando neles
mas eles não devem estar sabendo responder à eles.

Se você conseguir ler em inglês aqui vão algumas literaturas muito boas:

The Book of PF 2th edition (final de 2010, recente). Podes comprar na
Amazon ou procurar o pdf no 4shared que você acha.
BSD Magazine - Revista mensal de excelente conteúdo técnico para você ir
acompanhando as novidades.
HandBook documentação mais completa sobre o sistema que existe -
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/

Em português tem um livro muito bom do Denis - O poder dos Servidores em
suas mãos -  http://www.novatec.com.br/livros/freebsd/

Fora isso tem os cursos da FreeBSD Brasil que são excelentes também, tem
o Hacks, SSA e SEE por exemplo. Os outros são mais específicos.
http://www.freebsdbrasil.com.br

A lista aqui tem um excelente histórico e a documentação do FreeBSD é de
primeira linha. :D

Creio que você vai gostar muito do Sistema e seja muito bem vindo à
lista.  :)