[FUG-BR] Freenas x Realtek

Quinta Julho 14 11:32:58 BRT 2011

2011/7/14 Welkson Renny de Medeiros <welkson at focusautomacao.com.br>:

> Também estou na mesma com Realtek... tenho um servidor rodando a uns 4
> anos, e diariamente aparece a mensagem no console: "vr0: packet loss".
>
> Já troquei de placa várias vezes, e o erro não sai... ou realmente a
> placa é um lixo, ou o driver está zoado.
>
> Já está próximo de migrar para o Dell com broadcom, e acabei desistindo
> de perder tempo com isso.

A Via Rhine II é ruim mesmo. Muitas travam a eletrônica de entrada
e saída, e o sistema acha que está tudo Ok, não importando se é
Windows ou FreeBSD. Ela volta ao normal depois de um down e up,
ou um desativar e reativar no windows. O mais curioso é que já vi duas
placas mãe do mesmo modelo, com esta interface de rede, na qual
uma nunca travou e a outra travou centenas de vezes, se não milhares.

A re do meu computador de casa nunca me deu problemas. Sei que
quela não é o topo de desempenho, mas ela é melhor que a rl. As
Gigabit da Realtek são baseadas na 8139c+, que é uma versão da
8139c "envenenada". A 8139d é baseada na 8139c. Se alguém ainda
tem o disquete antigo que vinha com as Realtek pode conferir. Lá
tinha uma cópia dos fontes do drivers do FreeBSD 4.5 (se não me
engano) para as Realtek, com modificações para suportar a 8139c+.
Depois o pessoal do FreeBSD fez a sua própria versão do suporte à
8139c+. Depois de uma certa versão este suporte foi separado, e o
driver da rl parou de suportar a 8139c+ e passou a existir o driver re
que suporta as Gigabit Realtek e a 8139c+.

Quanto à Realtec 8139d, eu as considero fusquinhas. Não são rápidas,
mas são baratas, todo mundo conhece, se acha fácil etc. Eu fiz uns
2 anos atrás uns testes comparando-a com a fxp em um Pentium III
550 MHz. Com um ftp, a 8139d sustentava 8.2 MB/s consumindo 100%
de CPU. Com a fxp eu sustentei 11.2 MB/s e consumi 25% de CPU.

Para usuário comum eu sugiro uso da Realtek mesmo, mas para
servidores ocupados eu desaconselho, mas infelizmente tenho que
usar. (Tenho problemas aqui no trabalho. O meu pedido de material,
que acho que não foi caro, 1300 Reais, foi ignorado. Está bem que
pedi um HD SSD para o squid, mas o disco dele vive dando atoladas
que acredito que um disco SSD resolveria.)

João Rocha.