[FUG-BR] Instalação FreeBSD - Slices

João Luis joaoluisgm em gmail.com
Quinta Julho 14 12:54:38 BRT 2011

Oi Racoo,

2011/7/14 Racoo Marca <racoo.marca em gmail.com>:
> Olá pessoal,
>
> Eu estava lendo sobre a instalação do FreeBSD e me veio uma dúvida sobre a
> parte do FDISK Partition Editor e o Disklabel editor:

No FreeBSD criamos um slice e dentro dele criamos particoes.

E um label eh uma forma de acessar uma particao. Se voce definir um
nome (label) pra particao em questao, vc pode acessa-la por este nome.
O Clayton Agapito me respondeu isso em uma uma duvida minha :

-------------------
Experimenta o seguinte, para cada partição dê um nome a ela:

# glabel label rootfs /dev/ad4s3a
# glabel label swap /dev/ad4s3b
# glabel label home /dev/ad4s3d

etc...

E no fstab chame pelo nome:

/dev/label/rootfs         /               ufs     rw              0       0
/dev/label/swap         none            swap    sw              0       0
/dev/label/home        /usr/home            ufs    sw              0       0
-------------------

> 1) O FDISK seria para eu particionar o meu HD, por exemplo, eu tenho um HD
> de 500GB  e quero usar 250GB desse HD para fazer minha instalação do sistema
> enquanto que os outros 250GB eu quero usar apenas para guardar arquivos
> pessoais. É correto pensar dessa forma?

Sim... perfeitamente.

> [...]
> nomenclatura dos slices que o FreeBSD coloca pra mim quando eu escolhe a
> opção (A), como no caso abaixo:
>
> ad0s1a                    /
> ad0s1b                    swap
> ad0s1d                    /var
> ad0s1e                    /tmp
> ad0s1f                     /usr
>
> Eu lendo o help do disklabel, entendi apenas uma parte da nomenclatura, por
> exemplo, ad0s1a:
> Master IDE primária Slice1.......mas não entendi o que significa essa letra
>  'a' , não vi nenhuma referência sobre essas letras no final de cada label.

A letra a significa a primeira particao do slice.

> Falando das letras, por a opção automática não criou o label ad0s1*c* e
> pulou para ad0s1*d*?

Boa pergunta... essa eu fico lhe devendo.