[FUG-BR] OT: Filesystem para arquivos com Samba

Enio .'. Marconcini eniorm em gmail.com
Segunda Julho 25 16:24:16 BRT 2011

2011/7/25 Diogo Dalfovo <b1n4r1w0rm em gmail.com>

> Boa Tarde Enio...
>
> Olha eu tenho em produção com o ZFS um "servidor" de backup (infelizmente
> maquina montada tb). Eu usei este cara aqui:
> http://mfsbsd.vx.sk/   embora tenha feito na unha a construção dele
> fazendo
> o famoso "ZFS Root". Por enquanto sem problema e uso o samba nesse servidor
> tambem.

é eu tenho visto alguns sites mostrando como montar o root fs no volume zfs,
porém não pretendo isso não, quero deixar o sistema normalmente, e ter o
volume zfs apenas para os arquivos dos usuários... pelo visto será
tranquilo, ainda estou implementando a nível de testes.

aproveitando o embalo, para facilitar que os usuários alterem suas senhas do
samba, o que eu posso usar como front-end web? Eu não utilizo domain logons,
os usuários apenas acessar o servidor (\\servidor\pasta-compartilhada) e
informa sua senha. No linux tem uma ferramenta antiga chamada
changepassword, que não funfa no FreeBSD.

--
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*
@eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>

*"UNIX was not designed to stop its users from doing stupid things,
as that would also stop them from doing clever things."
*